domingo, 29 de novembro de 2015

Museu de Cabangu, um marco brasileiro.



                 I- REPORTAGEM:



O Museu de Cabangu é importante, por seu passado, presente e futuro.
No passado um marco na ligação do Império Brasileiro com as regiões ouríferas dos Campos Gerais. A construção da ferrovia foi empreitada pelo engenheiro Henrique Dumont paralelo às estradas do Caminho Novo.
Em 20 de julho de 1873 nasceu o sexto filho do Henrique Dumont, Alberto no dia do aniversário de 41 anos do pai. Na casa de Cabangu, “berço de Alberto Santos Dumont” onde residiu até dois anos de idade.
Após a casa de Cabangu, tornou-se a residência dos funcionários de manutenção das linhas da ferrovia, que passou a denomina-se “Central do Brasil” onde o município de Palmyra hoje município de Santos Dumont crescia com o progresso advindo da ferrovia.
Em 1.910 Alberto encerrava sua missão de aeronauta. E retornava a sua casa natal em 1.914,  deixou um marco na história da humanidade com seus inventos e até hoje é considerado o “Pai da Aviação”.
A Fundação Casa de Cabangu teve seu início, em 23 de julho de 1.932, data de falecimento de Alberto Santos Dumont.

Foi instituída por seu idealizador Oswaldo Henrique Castello Branco, na cidade de Santos Dumont-MG. Por meio do jornal O Sol. 
 
 

Castello Branco solicitava da população sandumonense a participação, através da doação de documentos, cartas,fotografias e objetos que pertenceram, ou tinham alguma relação com Santos Dumont.  






Com o passar dos anos, com a ajuda dos amigos, várias vezes tendo que dispor de recursos próprios para conservar e manter a Casa de Cabangu, ou adquirir peças que pertenceram ao “Pai da Aviação”, foi se formando um precioso acervo. 


(Carta escrita por Alberto Santos Dumont) 



                                    (Mesa pertencente ao museu de Cabangu)



(Arte também pertencente ao Museu de Cabangu)  



E foi no ano de 1973, que se concretizou o Museu de Cabangu.



(Foto de inauguração do Museu de Cabangu)






                                       (Foto do quarto, Museu de Cabangu)





           No presente fonte de cultura, lazer, história, importante para todos.


 






Essas fotos agora  mostram o antes de um lugar maravilhoso que é importante para a história do município de Santos Dumont em diversos setores, economia, cultura, lazer!











Agora bem vindos a nova realidade do Museu de Cabangu!






































A cachoeira está escura e não cai água, não se tem mais flores e vida como antes.
 Locais antes com exposição de artes, agora interditados.
Enfim as fotos nos mostram que se precisa agir o quanto antes!
Arte, cultura e lazer.
O Museu de Cabangu é o principal ponto turístico da cidade de Santos Dumont -
 Minas Gerais.
Houve muito trabalho, amor, dedicação, lutas constantes para se chegar a realização desse sonho. Restam essas outras lutas para se alcançar, como manutenção e ampliação. Autoridades, Fundação, Epcar, precisam de verba, ajuda e mais apoio para dar continuidade e preserva essa história!!!
No futuro se cuidado, poderá trazer muitos benefícios para a população. Movimentando na cidade, renda e incentivo para a economia, turismo e lazer!
O sonho continua, um homem conseguiu voar e refletiu no mundo inteiro.
Alberto Santos Dumont, “ Pai da Aviação” parte da sua história.









Um comentário:

  1. Museu de Cabangu, localizado na BR-499 s/n°, na cidade de Santos Dumont- MG. É dedicada a memória de Alberto Santos Dumont (pai da aviação), abriga acervo e documentos importantes. Sítio onde nasceu o menino e criador de vários inventos, contém objetos pessoais, fotos, além de lagos e uma linda paisagem.

    ResponderExcluir